Painéis metálicos oferecem isolamento termoacústico

Usados como fechamento para vedação interna e externa, os sistemas têm a dupla função de gerar conforto térmico e atenuar a propagação de sons

Os painéis metálicos termoacústicos, também chamados de painéis compostos, compósitos ou sanduíche, são formados por duas lâminas metálicas vinculadas entre si por meio de um material poroso com propriedades isolantes de espessuras variadas.

Os elementos metálicos, informa o engenheiro Hildebrando Mota, gerente de Vendas da fabricante Dânica, são geralmente de aço galvanizado (natural ou pintado); aço galvalume (natural ou pintado); alumínio natural, stucco ou pintado; e aço inox. Para a composição do núcleo isolante, os materiais mais comuns são o poliestireno expandido (EPS ou isopor), o poliuretano (PUR), o poliisocianurato (PIR), a lã de rocha basáltica (LDR) e a lã de vidro.

“Os painéis metálicos com poliuretano injetado possuem acabamento primoroso, com alto índice de isolação térmica, bom resultado acústico e boa relação custo-benefício. No sistema com EPS, as chapas são coladas no isolante. O EPS possui índice de isolação térmica menor que o poliuretano, e resultado acústico razoável. Trata-se de um produto mais em conta”, explica o arquiteto Marcio Augusto Grahl Júnior, executivo de Vendas da fabricante da Perfilor/ArcelorMittal.

APLICAÇÕES

Os painéis metálicos termoacústicos são alternativa tanto para a vedação interna quanto externa. Como paredes internas, explica Hidelbrando, da Dânica, são comumente utilizados em áreas industriais, comerciais, canteiros de obras, salas limpas (laboratórios) e hospitais. Como paredes externas, aparecem em indústrias, armazéns, galpões, hangares, aeroportos, residências, centros de distribuição, cinemas, escolas, hospitais, canteiros de obras e revestimento de shopping centers.
“Sua aplicação vem crescendo graças à produção industrializada do painel e de seus elementos, à possibilidade do uso de cores, à fácil e rápida aplicação e ao fato de não gerar sobras ou entulhos eliminando custos e problemas ambientais”, conta Hidelbrando.

VANTAGENS

Além do conforto térmico e acústico, os painéis proporcionam ótima vedação e estanqueidade. Marcio Augusto, da Perfilor/ArcelorMittal, destaca como vantagens a rapidez na montagem do sistema, principalmente quando comparado a fechamentos de concreto, e a leveza do produto, o que significa alívio para a estrutura.

Outras características que contam pontos a favor são a facilidade na manutenção e a resistência a intempéries. “Os sistemas oferecem, ainda, a vantagem da escolha do acabamento e da cor, principalmente quando a chapa é pré-pintada. Essa opção proporciona maior proteção ao produto, mesmo em ambientes com atmosfera mais agressiva”, indica o arquiteto.

• Conforto térmico e acústico e ótima vedação
• Rapidez na montagem, traduzida em menores custos
• Facilidade na manutenção e durabilidade
• Possibilidade de escolha de acabamentos e cor

ESPECIFICAÇÃO

A especificação dos painéis passa pela avaliação da localização geográfica do empreendimento – e da análise do clima e dos ventos na região – da sua finalidade e capacidade (por exemplo, número de pessoas que vão trabalhar no local). Com essas informações, é possível determinar a composição e a espessura mais adequadas do sistema.

“Dependendo da estrutura (espaçamento entre apoios do painel) e dos ventos característicos da região, deve-se especificar um material que suporte tal sobrecarga. Isso dependerá da espessura da chapa, da seção do trapézio (se houver) e também da espessura do isolante”, alerta Marcio Augusto, da Perfilor.

Para uma melhor adaptação às necessidades de cada projeto, pode-se variar a espessura das lâminas externas, o tipo e a densidade de isolamento, e a espessura do sistema. Demandas estéticas também podem ser atendidas com a definição do acabamento e da cor. Segundo Hidelbrando Mota, da Dânica, os principais fabricantes oferecem painéis com largura padronizada e comprimento de acordo com o projeto arquitetônico e a autoportância (capacidade de carga). Por questões de logística de transporte, os painéis têm comprimento limitado a 12 metros.

INSTALAÇÃO

Um dos motivos da rápida instalação dos painéis termoacústicos é que estes são fixados com parafusos autobrocantes, que dispensam pré-furo na estrutura e também no painel. A recomendação dos fabricantes é que a instalação seja realizada por equipe especializada, utilizando equipamentos específicos para cada tipo de obra e condições do local.

Post Your Comment Here

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *